No âmbito da presença portuguesa na Expo 2025 Osaka, a cidade de Évora associa-se ao programa nacional Osaka em Portugal com uma proposta cultural que convida à redescoberta dos laços históricos e afetivos entre Portugal e o Japão.
Na Biblioteca Pública de Évora estará patente, entre 9 de maio e 13 de outubro, uma exposição dedicada aos célebres Papéis do Biombo Namban. Estes documentos raros, escritos em japonês no século XVI, foram encontrados dentro de um biombo de origem nipónica e incluem catecismos, cartas, apontamentos e textos cristãos e confucionistas, testemunhos únicos dos primeiros contactos entre os dois países. Produzidos entre 1583 e 1586, na região de Quioto e Osaka, os papéis regressam agora simbolicamente a casa, através das réplicas oferecidas em 2015 pelo governo japonês, numa exposição que poderá ser visitada de segunda a sábado, das 9h30 às 17h30.

Outro ponto alto da programação será a possibilidade de visitar o órgão renascentista da Sé de Évora, recentemente restaurado (2023) com apoio mecenático japonês. Este instrumento musical fascinou os nobres da Missão Tenshō – a primeira embaixada japonesa à Europa – aquando da sua passagem por Évora no século XVI, a convite do Arcebispo Dom Teotónio de Bragança. Mais de 400 anos depois, o órgão continua a atrair o interesse de visitantes japoneses, simbolizando a longevidade desta relação entre culturas.
A cidade de Évora, através do seu património material e imaterial, presta assim homenagem a uma história de amizade que remonta ao século XVI, promovendo o encontro entre passado e futuro no contexto da participação portuguesa na Expo 2025 Osaka.