A obra de Álvaro Siza Vieira, um dos maiores nomes da arquitetura mundial, estará em destaque na Expo 2025 Osaka, no Pavilhão de Portugal. A exposição, uma declinação da grande mostra apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em 2024, centra-s
Com curadoria do arquiteto e crítico espanhol Carlos Quintáns Eiras – vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza –, a exposição revela o processo criativo de Siza Vieira através de desenhos, plantas, fotografias e peças de design, explorando as referências artísticas e profissionais que moldaram a sua carreira.

Figura central da arquitetura moderna, Siza Vieira destacou-se desde cedo no panorama internacional, com projetos como a recuperação do bairro judeu de Veneza e do bairro Kreuzberg, em Berlim. Em Portugal, assinou obras emblemáticas como a Casa de Chá da Boa Nova, a reconstrução do Chiado e o Pavilhão de Portugal na Expo’98, influenciando gerações de arquitetos.
Distinguido com o Prémio Pritzker, entre outros reconhecimentos internacionais, Siza Vieira é um nome incontornável da arquitetura contemporânea. A exposição na Expo Osaka celebra o seu legado e a sua capacidade única de transformar o desenho em espaços icónicos que marcam paisagens e cidades em todo o mundo.