O Dia de Portugal na Expo 2025 Osaka celebra-se a 5 de maio, com uma programação em que a música, a arte e a arquitetura estarão em destaque.
Coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, este dia será também marcado pela apresentação do vencedor do concurso promovido pela Associação Mundu Nobu, fundada por Dino d’Santiago e Liliana Valpaços. Durante dois meses, jovens de diferentes comunidades trabalharam em criações sobre a língua portuguesa e a sua identidade cultural. O vencedor apresentará a sua obra (poema, canção ou texto) na Expo Osaka, um momento que reforça a importância da língua portuguesa no mundo e, em especial, nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimónia culminará com uma atuação de Dino D'Santiago, músico de origem cabo-verdiana que é hoje um nome incontornável da música feita em Portugal.

Homenagem a Amália Rodrigues
A música será uma das grandes protagonistas deste evento, com a realização do concerto "No Tempo das Cerejas", numa homenagem a Amália Rodrigues. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este concerto junta algumas das maiores vozes do fado: Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro, acompanhados pelo trio de fado José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola de fado) e Daniel Pinto (viola baixo). Amália Rodrigues foi considerada uma das maiores embaixadoras da música portuguesa e a voz mais representativa do fado expressando as emoções mais profundas de um povo, como a saudade, o amor e a melancolia, tendo marcado presença na Expo Osaka de 1970.
A sustentabilidade e a criatividade estarão também em destaque, com uma performance, ao longo do dia, pelo inovador grupo Crash Recycled. Esta performance, que visa sensibilizar para a importância da reciclagem, será dedicada tanto às crianças – no Japão celebra-se o Dia da Criança a 5 de maio – quanto ao público em geral. O grupo é conhecido pelo uso de materiais reciclados, especialmente plástico e outros resíduos, para criar instrumentos musicais e realizar apresentações interativas. Uma proposta que, em parceria com o Instituto Camões, promove uma reflexão lúdica e educativa sobre o ambiente e o futuro do planeta.
Destaque ainda para a inauguração da Exposição Siza com trabalhos do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, reconhecido internacionalmente pela sua obra inovadora e impactante.