A ilustradora e arquiteta Ana Aragão apresenta My Plan for Japan no Pavilhão de Portugal da Expo 2025 Osaka, de 26 a 28 de abril. A série dá continuidade ao projeto No Plan for Japan, já exibido no Museu do Oriente (Lisboa) e no Hillside Forum (Tóquio), destacando a sua interpretação artística da relação histórica entre Portugal e o Japão.
A obra inspira-se nos biombos Nanban e nas paisagens visuais nipónicas, com destaque para O Auto da Barca do Efémero, um Kurofune flutuante que evoca tanto os navios portugueses que chegaram ao Japão há quase 500 anos como as imponentes estruturas dos festivais tradicionais japoneses.
Com um percurso reconhecido internacionalmente, Ana Aragão foi selecionada como um dos “200 Melhores Ilustradores do Mundo” pelo Arquivo de Luerzer, representou Portugal na Bienal de Veneza em 2014 e tem colaborações com várias marcas como ARTWORKS, Vista Alegre, Tapeçarias Ferreira de Sá, entre outras. O seu trabalho explora o imaginário urbano e a arquitetura de papel, desafiando as fronteiras entre desenho e construção.
