De 15 a 17 de abril, o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka acolhe uma exposição dedicada à cortiça, promovida pela CorksRibas (Portugal) e pela TOA Cork (Japão), empresas fornecedoras dos espaços Ocean Made e sala VIP.
Com uma parceria de 40 anos, estas empresas demonstram a importância da cortiça enquanto matéria-prima natural e sustentável, destacando as suas aplicações e benefícios ambientais.
A exposição incluirá projeções em loop sobre o processo de extração e transformação da cortiça, bem como módulos expositivos com imagens de sobreiros, do momento da apanha e exemplos de produtos finais – desde rolhas a revestimentos e acessórios de moda. Os visitantes poderão ainda observar um tronco de cortiça e conhecer melhor a origem deste material único.
A presença na sala Ocean Made será marcada por dois vetores centrais:
• Sustentabilidade da cortiça – Um material ecológico, de baixo impacto ambiental, com um ciclo de vida sustentável que contribui para a preservação dos ecossistemas mediterrânicos.
• Aplicações da cortiça – Desde a tradicional rolha de garrafa a soluções inovadoras em construção, mobiliário, moda e até na área da saúde e bem-estar.
Uma oportunidade para explorar o potencial da cortiça e o seu papel na construção de um futuro mais sustentável.