Portugal destaca a arte da marcenaria portuguesa na Expo 2025 Osaka!
Mais de 40 peças exclusivas da marca portuguesa Antarte vão estar em destaque no Pavilhão de Portugal na Expo 2025, em Osaka, Japão.
Numa colaboração que celebra o design, a sustentabilidade e o saber-fazer artesanal português, esta parceria com o arquiteto japonês Kengo Kuma – autor do projeto do Pavilhão – combina tradição e inovação, criando ambientes que refletem a essência de Portugal.

No interior do Pavilhão, bancos, mesas, sofás e até a emblemática mesa para o Livro de Honra foram cuidadosamente concebidos pela Antarte, utilizando materiais e técnicas que honram o legado da marcenaria portuguesa.
Uma das peças mais emblemáticas é a mesa para o Livro de Honra, composta por 177 peças de madeira de freixo nacional. Estas foram torneadas manualmente ao longo de mais de 200 horas de trabalho, criando uma obra-prima artesanal que pesa cerca de 100 quilos e simboliza o rigor e a excelência do design português.
É um privilégio participar num projeto como o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, uma verdadeira montra planetária do saber-fazer de Portugal. Colaborar com Kengo Kuma, depois de trabalhar com nomes como Siza Vieira e Souto Moura, reafirma o papel da Antarte como referência no design e marcenaria portugueses.Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte
Entre as restantes criações destacam-se tampos de mesas revestidos em folha de freixo nacional, sofás com estrutura de madeira e acabamento em algodão impermeabilizado, e bancos feitos de aglomerado de cortiça nacional – um material sustentável e representativo de Portugal.
Com mais de 25 anos de história, a Antarte é reconhecida internacionalmente por projetos icónicos, como a cadeira de descanso do Papa Bento XVI, o cadeirão do Papa Francisco e a instalação "Siza Vieira by Antarte" para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza de 2023.