O diretor do Pavilhão de Portugal, Bernardo Amaral, participou na cerimónia de lançamento da Expo 2025, realizada hoje, 13 de abril, na ilha artificial de Yumeshima, em Osaka, onde terá lugar a exposição. O evento foi presidido pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
"É de grande importância histórica sediar uma exposição que se concentra na vida durante a pandemia de COVID-19, incertezas geopolíticas e crise energética", disse o primeiro-ministro japonês.
O local, situado num raio de 50 km das cidades de Quioto e Nara, abrange cerca de 155 hectares na ilha de Yumeshima, que está ligada às ilhas de Maishima e Sakishima de Osaka através da ponte Yumemai e do túnel Yumesaki, respetivamente.
Técnicas de construção antigas combinadas com um design moderno serão usadas para criar uma das estruturas de madeira mais importantes do mundo, preparada para acolher a Expo 2025 Osaka. Esta estrutura, em forma de anel e com 60.000 metros quadrados, denominada "The Grand Roof", será o ponto central da exposição, simbolizando a filosofia de união na diversidade, de acordo com a Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025.
O espaço, dividido em três áreas, organiza-se em três subtemas: salvar, capacitar e ligar vidas, realçando temas como o trabalho com inteligência artificial, robôs e compreensão intercultural.
Com o início dos trabalhos de construção marcado para abril, a instalação do local prevê-se que esteja concluída em abril de 2025, de acordo com a Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025.
A Expo 2025 Osaka decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, sob o tema " Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas ".