Ao longo de dois dias, a marca portuguesa Longlife – Essências de Portugal marcou presença no Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka com uma ação que registou uma forte adesão do público, de todas as idades, na sala Ocean Made. A iniciativa incluiu a oferta de sabonetes artesanais aos visitantes e workshops de embrulho criativo.
Cerca de 2.200 sabonetes foram entregues aos visitantes, num gesto simbólico que evidenciou o cuidado, a atenção ao detalhe e a autenticidade da marca. Os workshops permitiram aos participantes aprender técnicas de embrulho com inspiração japonesa, aplicadas aos produtos da Longlife – numa experiência sensorial, educativa e intercultural.
Cerca de 2.200 sabonetes foram entregues aos visitantes, num gesto simbólico que evidenciou o cuidado, a atenção ao detalhe e a autenticidade da marca. Os workshops permitiram aos participantes aprender técnicas de embrulho com inspiração japonesa, aplicadas aos produtos da Longlife – numa experiência sensorial, educativa e intercultural.

Fundada em 2017, a Longlife nasceu de um desafio lançado pela reitoria do Santuário de Fátima: criar um sabonete comemorativo do centenário das aparições. Desde então, o projeto tem evoluído de forma consistente e sustentável, culminando com a criação da sua própria fábrica em Portugal, em 2020. Atualmente, mais de 70 por cento da faturação provém de mercados internacionais, com presença em mais de 30 países.
Todos os sabonetes da marca incorporam azeite português e elementos característicos da cultura nacional, como cortiça, alumínio, têxteis ou padrões tradicionais. O compromisso com a portugalidade é uma marca identitária da Longlife – e também um dos pilares do seu sucesso além-fronteiras.
Todos os sabonetes da marca incorporam azeite português e elementos característicos da cultura nacional, como cortiça, alumínio, têxteis ou padrões tradicionais. O compromisso com a portugalidade é uma marca identitária da Longlife – e também um dos pilares do seu sucesso além-fronteiras.

O Japão tem sido um mercado-chave para a marca, que visita o país anualmente desde 2022. A relação com o parceiro japonês – sediado em Osaka – tem permitido uma presença cada vez mais sólida e bem posicionada. Na Expo 2025 Osaka, além de promover os seus produtos, a Longlife reforça também o seu compromisso com a internacionalização.

Os fundadores, Rubem Silva e Gonçalo Duarte, assumem o desejo de expandir a presença no Japão, chegar a Tóquio com uma loja própria e explorar novos formatos de negócio B2B. A participação no Pavilhão de Portugal reforça essa ambição, evidenciada desde logo pelo impacto positivo das ações junto do público, e representa um exemplo claro da capacidade de internacionalização das empresas portuguesas, aliando tradição, inovação e sustentabilidade num mercado exigente e altamente competitivo.
Enquanto parceira oficial do Pavilhão de Portugal, a Longlife tem já agendadas várias ações ao longo dos seis meses da exposição, que decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025.
Enquanto parceira oficial do Pavilhão de Portugal, a Longlife tem já agendadas várias ações ao longo dos seis meses da exposição, que decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025.
