Seis meses depois da sua abertura, a Expo 2025 Osaka encerrou hoje, 13 de outubro, com o Pavilhão de Portugal a registar 2.355.616 visitantes e a ser distinguido em três categorias, incluindo o prémio de melhor tema da Expo – “Oceano, Diálogo Azul”. O tema, que sublinhou a ligação histórica de Portugal ao mar e o compromisso com a proteção dos oceanos, destacou-se entre os 158 países participantes.
Planeado e executado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Pavilhão de Portugal foi um verdadeiro palco económico, diplomático e cultural. Envolveu 510 entidades nacionais e gerou 4,5 milhões de euros em volume de negócio direto através da loja e do restaurante. Foram realizados 400 eventos, com mais de 550 mil participantes e acolhidas 210 delegações internacionais provenientes de 65 países.
Joana Gomes Cardoso, Comissária-geral de Portugal no evento, partilha o orgulho e a emoção da equipa: “Foi uma experiência de muito trabalho intenso, com suor e lágrimas, mas acima de tudo com muita felicidade e uma sensação de dever cumprido pelos resultados que alcançámos.” A Comissária realçou também os protocolos e memorandos assinados e a reutilização das cordas marítimas do pavilhão em escolas japonesas e numa escultura da artista Vanessa Barragão.
A viagem portuguesa na Expo Osaka 2025 deixou uma marca duradoura em todos os visitantes e reafirmou a ligação de Portugal ao oceano e à sustentabilidade.
