O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka conquistou três prémios na competição internacional World Expolympics, organizada pela Experiential Design Authority (TEDA). O pavilhão recebeu Ouro na categoria Melhor Conceito Temático com o tema “Oceano, Diálogo Azul”, destacando a preservação dos oceanos, a consciência ambiental e a responsabilidade global.
Portugal arrecadou ainda o Bronze nas categorias Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação, e conquistou o 4º lugar nas categorias Melhor Pavilhão Médio e Melhor Mascote.
O tema “Oceano, Diálogo Azul” apresenta Portugal como um país intimamente ligado ao mar, evocando quase 500 anos de relações com o Japão. A participação portuguesa na Expo 2025 continua a tradição iniciada na Expo 98, quando Portugal colocou os oceanos na agenda política global. Com uma abordagem inovadora e uma visão de futuro, o pavilhão responde aos desafios da sustentabilidade, alinhando-se com o mote da Expo: “Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas”.
Portugal arrecadou ainda o Bronze nas categorias Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação, e conquistou o 4º lugar nas categorias Melhor Pavilhão Médio e Melhor Mascote.
O tema “Oceano, Diálogo Azul” apresenta Portugal como um país intimamente ligado ao mar, evocando quase 500 anos de relações com o Japão. A participação portuguesa na Expo 2025 continua a tradição iniciada na Expo 98, quando Portugal colocou os oceanos na agenda política global. Com uma abordagem inovadora e uma visão de futuro, o pavilhão responde aos desafios da sustentabilidade, alinhando-se com o mote da Expo: “Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas”.

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirma que “Portugal fez uma aposta certeira ao eleger o Oceano como tema central da participação na Expo 2025 Osaka. Estes prémios são agora um reconhecimento de que temos uma resposta clara perante os desafios globais de sustentabilidade, através da inovação e de uma visão de futuro”.
Para Madalena Oliveira e Silva, Presidente da AICEP, entidade responsável pela organização e execução da presença portuguesa, “o reconhecimento internacional do Pavilhão de Portugal demonstra que o investimento em inovação e sustentabilidade gera resultados concretos para a imagem e a economia do país. Estes prémios mostram que estamos a projetar com sucesso a nossa identidade e os nossos setores de excelência para o mundo.”
Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal, acrescenta: "Estamos muito felizes com estes prémios, que validam o sucesso da nossa missão e destacam a importância de proteger e valorizar os oceanos."
Para Madalena Oliveira e Silva, Presidente da AICEP, entidade responsável pela organização e execução da presença portuguesa, “o reconhecimento internacional do Pavilhão de Portugal demonstra que o investimento em inovação e sustentabilidade gera resultados concretos para a imagem e a economia do país. Estes prémios mostram que estamos a projetar com sucesso a nossa identidade e os nossos setores de excelência para o mundo.”
Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal, acrescenta: "Estamos muito felizes com estes prémios, que validam o sucesso da nossa missão e destacam a importância de proteger e valorizar os oceanos."

Conhecida como “As Olimpíadas do Design Experiencial”, a competição premia os melhores exemplos de criatividade, inovação e design experiencial na Expo. Os vencedores foram anunciados durante uma cerimónia especial no Pavilhão dos EUA.
O Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, integra cordas suspensas e redes recicladas, criando um efeito perene exposto aos elementos naturais, como sol e vento. Desde a sua inauguração, já atraiu cerca de 2 milhões de visitantes, envolveu mais de 460 entidades, realizou mais de 360 eventos e recebeu personalidades de destaque, incluindo António Guterres, António Costa e, recentemente, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
Parceiros estratégicos como a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa participaram desde a fase inicial do desenvolvimento do pavilhão, contribuindo para conteúdos, programação e eventos como o Dia Nacional do Mar no Japão.
A mascote de Portugal, Umi, um cavalo-marinho que simboliza a ligação histórica entre Portugal e o Japão, foi reconhecida como uma das melhores mascotes da Expo.
O Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, integra cordas suspensas e redes recicladas, criando um efeito perene exposto aos elementos naturais, como sol e vento. Desde a sua inauguração, já atraiu cerca de 2 milhões de visitantes, envolveu mais de 460 entidades, realizou mais de 360 eventos e recebeu personalidades de destaque, incluindo António Guterres, António Costa e, recentemente, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
Parceiros estratégicos como a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa participaram desde a fase inicial do desenvolvimento do pavilhão, contribuindo para conteúdos, programação e eventos como o Dia Nacional do Mar no Japão.
A mascote de Portugal, Umi, um cavalo-marinho que simboliza a ligação histórica entre Portugal e o Japão, foi reconhecida como uma das melhores mascotes da Expo.