A primeira reunião de coordenação da próxima exposição mundial, com os comissários-gerais da Expo 2025 Osaka e delegações dos vários países participantes realizou-se a 25 de outubro de 2022. A delegação portuguesa integra o embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, o presidente da AICEP e comissário-geral, Luís Castro Henriques, a administradora da AICEP e vice-comissária, Francisca Guedes de Oliveira, e o diretor do Pavilhão de Portugal, Bernardo Amaral.
A representação de Portugal ficará num dos núcleos principais da feira, perto do pavilhão do Japão e será integrada na temática “Empoderar vidas”, que inclui a reflexão sobre a conservação dos oceanos e desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos. Será esse o foco da mensagem de Portugal.
“Para o tema da sociedade do futuro acreditamos que a ligação aos oceanos será crucial. Se pensarmos na relação entre Portugal e o Japão e se pensarmos na relevância que o oceano tem para nós e na relevância que nós temos nos oceanos - temos cerca de 50% da massa oceânica da Europa -, acreditamos que podemos dar um contributo relevante para a Expo Osaka 2025 com este tema”, disse o presidente da AICEP em entrevista à CNN Portugal.