Presidente da AICEP no Japão para reforçar dimensão económica da participação de Portugal na Expo Osaka
O presidente da AICEP, Ricardo Arroja, esteve no Japão para assinalar o Dia Nacional de Portugal na Expo 2025 Osaka, celebrado a 5 de maio, e liderar uma missão que reforçou a dimensão económica da participação portuguesa neste evento internacional.
A Expo 2025 Osaka é mais do que uma montra cultural para Portugal: é uma plataforma estratégica para a internacionalização das empresas nacionais num mercado sofisticado e com elevado poder de compra, como é o japonês. “Cerca de 20% das importações japonesas estão em setores onde Portugal tem uma vantagem comparativa”, destacou Ricardo Arroja.
Entre os setores com maior potencial identificados para as empresas portuguesas encontram-se o agroalimentar, a tecnologia e inovação, as energias renováveis, e a saúde e bem-estar. Atualmente, cerca de mil empresas portuguesas exportam para o Japão, que em 2024 se posicionou como o 31º maior cliente e o 30º maior fornecedor de bens a Portugal.

Complementando a agenda em Osaka, a AICEP promoveu uma missão económica e de investimento em Tóquio, entre 7 e 9 de maio, que contou com a participação do Secretário de Estado da Economia. Esta missão teve como objetivos promover Portugal como destino competitivo para o Investimento Direto Estrangeiro (IDE), reforçar parcerias com grandes grupos industriais e financeiros do Japão e divulgar projetos nacionais nos domínios da inovação, tecnologias avançadas e energia sustentável.
Durante a missão, realizaram-se encontros com empresas japonesas em áreas como ciências da vida, energia, mobilidade e tecnologia, numa clara aposta na atração de investimento qualificado e na internacionalização da economia portuguesa.
Veja aqui as declarações de Ricardo Arroja.
