No âmbito da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka está a ser desenvolvido um vasto programa cultural em solo português, com atividades que visam reforçar os laços entre os dois países. Em parceria com diversas instituições e entidades nacionais, serão promovidas exposições, conferências, ciclos de cinema, concertos e outros espetáculos, proporcionando ao público uma imersão na cultura japonesa e nas relações históricas e contemporâneas que unem Portugal ao Japão.
Este programa arrancou a 30 de novembro de 2024 com o Teatro de Sombras “A viagem do Tenschô” da artista japonesa Beniko Tanaka, na Casa Ásia - Coleção Francisco Capelo, no
A Comissária-Geral de Portugal para a Expo 2025, Joana Gomes Cardoso, esteve presente acompanhada pelo Embaixador do Japão em Portugal, Oto Makoto, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, David Lopes, e pelos jovens da Associação Mundu Nobu. Durante o evento, foi anunciado um concurso sobre língua e identidade, cujo vencedor terá a oportunidade de viajar até Osaka para visitar a Expo 2025.
O programa Osaka em Portugal irá decorrer ao longo de 2025 e tem atividades previstas em várias localidades do país. Esta iniciativa procura envolver os vários públicos no espírito da Expo 2025 Osaka, transformando o evento numa experiência partilhada. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o Japão, mas também fomentar um diálogo cultural contínuo entre as duas nações.
