O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka recebe, a 9 de outubro, a atuação de :papercutz + ensemble, um projeto musical do Porto que cruza tradição e contemporaneidade, palavra e som, num espetáculo único com a participação especial de músicos japoneses convidados.

O projeto, que teve estreia na Casa da Música, reúne o seu fundador, Bruno Miguel - premiado produtor e compositor, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em estudos de composição de música para cinema - e Bruno Ferreira, do Royal Conservatory of Antwerp. As palavras são do escritor Daniel Jonas, vencedor do Grande Prémio da Literatura, e a formação inclui jovens e promissores músicos portugueses com destaque internacional, como a harpista Catarina Rebelo (vencedora do Grand Prize Virtuoso International Music Competition, Reino Unido), o percussionista André Nadais (1.º Prémio no 13.º Concurso Nacional de Percussão, Xangai), e um grupo de cantoras num registo coral que combina o tradicional e a modernidade.

A apresentação em Osaka reflete uma ligação artística que o projeto tem vindo a construir com o território asiático, através de digressões e colaborações, incluindo a participação no Ogikubo Music Festival, em 2024.
Um encontro entre culturas, sons e gerações, que leva o melhor da música portuguesa contemporânea ao coração do Japão.