O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão, acolheu, no dia 1 de outubro, uma sessão especial promovida pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas. Este banco regional de desenvolvimento promove o crescimento sustentável e a integração na América Latina e nas Caraíbas.
A sessão contou com a participação de Ignacio Lorenzo, Diretor de Assessoria Técnica em Biodiversidade e Clima do CAF, que destacou iniciativas de Portugal e da região da América Latina e Caraíbas (ALC) na proteção dos oceanos, utilização sustentável dos recursos marinhos, gestão dos ecossistemas costeiros e resiliência climática.
Realizada no terraço do Pavilhão, a sessão sublinhou a importância estratégica da cooperação internacional para um futuro sustentável dos oceanos, refletindo a visão do CAF de posicionar a ALC como líder na economia azul.

Num mundo confrontado com desafios urgentes – das alterações climáticas e segurança alimentar à transição para economias sustentáveis – a América Latina e as Caraíbas têm muito a oferecer. Com mais de 60% da biodiversidade do planeta, tradições culturais e gastronómicas ricas, e um espírito singular de inovação e cooperação, a região está preparada para assumir um papel de liderança na construção da sociedade do futuro.
O CAF juntou-se aos pavilhões de Espanha, Brasil, Colômbia, Peru e Portugal na Expo 2025 Osaka para apresentar experiências envolventes e sessões de alto nível sobre sustentabilidade, inovação, cultura e cooperação internacional.
Portugal reafirmou, nesta iniciativa, o seu compromisso na promoção dos oceanos como espaço de diálogo, identidade e desenvolvimento sustentável, acolhendo debates e iniciativas que aproximam continentes e inspiram a ação colaborativa.
O CAF enquanto instituição financeira multilateral é acompanhado em Portugal pela AICEP no âmbito do Grupo de Trabalho que integra ainda o GPEARI do Ministério das Finanças.